ABC dos esmaltes

Creme: o creme é um dos acabamentos mais populares que conhecemos. É uma cor plana, sem nenhum gliter, brilho, etc. O acabamento é brilhante e cremoso. 

Jelly: o jelly é como se fosse um creme, mas a grande diferença é a substância: mais parecida com geléia. Eles tendem a ser transparentes, mas acabam escondendo tal característica por serem extremamente brilhantes.

Cintilante (Shimmer): o acabamento cintilante é uma base colorida com brilho adicionado, na maioria das vezes essa cor é prata, mas ultimamente temos visto muitas cores contrastantes.

Glass Flecked: esses esmaltes parecem conter pequenas partículas de vidro, misturadas em uma base jelly. O acabamento é liso e brilhante.

Neon: você pode dizer que neon descreve cor, não acabamento. Mas alguns neons têm um acabamento particular, com cores muito brilhantes que geralmente secam semi-matte.

Frost: frost é um cintilante com partículas de brilho muito finas. Esse tipo de acabamento está perdendo popularidade e é geralmente visto em esmaltes mais antigos.

Perolado: o acabamento perolado é similar ao frost, mas tem um brilho mais perolado (isso é óbvio).

Foil: os esmaltes foil têm uma cor metálica na base com um glitter muito fino adicionado a essa base. O acabamento é liso e brilhante.

Metálico: os acabamentos metálicos fazem suas unhas parecerem de metal. Os esmaltes metálicos são populares em cobre, dourado ou prateado.

Glitter: glitter é um dos acabamentos mais reluzentes. Esses glitters são geralmente colocados em uma base jelly. A quantidade de glitter pode variar muito. Muitas vezes é preciso de um top coat para deixar a superfície lisa.

Matte:
 esse acabamento seca completamente matte, sem brilho algum. Esse tipo de esmalte seca muito rápido. É bom evitar o uso de creme para as mãos, pois isso diminui o efeito matte.

Satin: o acabamento satin acaba matte também, mas não inteiramente. Ainda há um pequeno brilho, mas não o suficiente para classificá-lo brilhante.

Suede: assim como os mattes, suedes são completamente matte. Suedes contêm brilho, então isso é o que os diferencia dos mattes regulares.

Holo: esmaltes holográficos contêm glitter da cor do arco íris, que mudam de cor com os reflexos da luz. Esse acabamento é muito óbvio na luz do sol, e não tem textura, é liso.

Holo glitter: glitter holográfico em uma cor base diferente. Esse glitter é mais escasso e enquanto muda de cor conforme a luz, não há um efeito arco íris a ser visto.

Flocado: esmaltes flocados consistem em uma base jelly com partículas opalescentes. São comumente usados como cobertura, pois a base jelly é muito transparente.

Duo chrome: esmaltes duochrome mudam de cor com o reflexo da luz. Duochromes verdadeiros geralmente mostram duas cores, mas em alguns casos mais.

Furta cor: esse acabamento geralmente é confundido com duochrome ou cintilantes. Um acabamento furta cor é uma cor que reluz em uma cor diferente. Não são brilhantes o suficiente para serem duochromes.

Sheer: esse é um acabamento metade transparente, geralmente usado para francesinha, para mostrar a parte branca. A maioria dos sheers são salmão, nude ou rosas.


fonte: http://www.esmaltolandia.com.br/2010/08/tipos-de-esmaltes.html