sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A história dos Esmaltes... "La nostra passione"

Buon Giorno ragazzi ! (:

Me chamo Anne Louise e sou a mais nova integrante do cigarrete, uuhhh, que bello... Eu estudo Gestão da informação na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), conheci Jê e Cella numa disciplina que elas pagam no meu período e a partir do ‘arábia’ a gente começou a se conhecer melhor. Nossaaaa, a paixão que elas tem por esmaltes é ímpar, elas amam, assim como eu né.. o que é uma ‘donna’ com unhas maltratadas, bèeh, horrível. Eu particulamente adoro os azuis e vermelhos, e sabe quem amaaaava os vermelhos a poderossísima Cleópatra, diz a lenda que ela proibiu que qualquer pessoa do reino pintasse a unha de vermelho, o contrário haveria punição, ah se eu vivesse esse tempo estaria numa fria, porque eu amo os vermelhos sangue (os preferidos dela).

É tão gostoso falar de esmaltes.. então resolvi trazer aqui um pouco da história do nosso queridíssimo esmalte.

Como já deu para perceber a prática de pintar as unhas (e os dedos, neste caso) já era uma prático no Egito Antigo, os nobres costumavam usar os vermelhos e metálicos que demonstravam sinal de poder... também começou a usar os tons pastéis e henna.



O esmalte mais parecido com os de hoje foi criado na China por volta de III a.c. e no Império Romano foi valorizado o polimento da unha *-* Hoje em dia temos as serras (uma mais linda que a outra, depois eu posto algo especial falando delas!) que deixam nossas unhas no formato perfeito para nós, naquele tempo os materiais eram abrasivos..

Já em 1800 as unhas tinham uma aparência mais arredondada, moldadas e perfumadas (sériiio, elas colocavam óleo vermelho para terem as mãos com um cheirinho especial, hoje temos esmaltes com aromas... ausausaushaus, que fácil). Em 1830 o Dr. Sitts começou a empurrar as cutículas com um objeto parecido com um palito de dente, e posteriormente, em 1892 sua sobrinha aperfeiçoou o instrumento e começaram a surgir os primeiros salões. Em 1900 já existia um modelo de esmalte como o que conhecemos hoje, eles eram aplicados com pincel de pelo de camelo e só duravam um dia (uau!).


No inicio do século XX as mulheres tingiam suas unhas com pós coloridos e cremes, o produto da época era o Graf’s Hyglo.




Em 1930 as bellissimas Rita Hayworth, Gloria Swanson e Jean Harlow, promovem o uso de esmaltes internacionalmente, dois anos depois os irmãos Charles e Joseph Revlon, americanos, com o auxílio de um químico, criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda. Nasce ali marca Revlon e eles promovem pela primeira vez a tendência de maquiar os lábios e unhas da mesma cor.



Com o passar do tempo os esmaltes foram se aperfeiçoando até chegar ao que temos hoje, na década de 70 as unhas eram enorrrrmes, em 90 a arte na unha passou a não depender só dos esmaltes mas sim de desenhos, pedras, gliter, e hoje seguimos uma tendência: INOVAR. Sempre, acima de tudo.. e para exemplificar ta ai os holográficos!

Ahh.. Sabiam que a Cleópatra tem até o seu 'própio' esmalte? Pois é, para comprar é só CLICAR AQUI, ele é da L'Apogeè, pertence a uma coleção chamada Mulheres Guerreiras, muito linda! E aproveitando para divulgar a nova coleção primavera - verão, Deusas da Mitologia, vale a pena conferir!!! :D



Na ordem: Atenas, Ceres, Hebe, Artemis, Venus, Diana, Cibele, Afrodite, Aurora, Gaia, Hera e Iris.


Bom, espero que vocês tenham gostado do meu primeiro post, *-* eu estou amando pesquisar sobre coisas que toda mulher gosta.. Em breve um post especial sobre as Pin Up's adooooro! Beijos Beijos..


Ciao..

3 comentários:

  1. U-hu!

    Nada como uma boa aula de história!

    Mentira,sempre odiei as aulas de história, pasmem, preferia matemática! rs...rs!


    Mas Gatas, uma coisa admito,ficou ótima a matéria! EXCELENTE!

    ADOREEEI!

    Muito bem escrito, e adorei descobrir a origem da paixão de milhares de mulheres, a origem dos esmaltes.


    E mais, seja muito bem vinda Anne (sobrenome francês, chique!, espero que continui trazendo à gente tanta informação com tanto estilo. xD


    KISSES!!!

    ResponderExcluir
  2. ficou OTEMO gata!
    parabéns e seja bem-vinda!

    :D

    ResponderExcluir
  3. Que lindoooooo!


    *.*


    Queria ter ido! Meninas, vocês sabem quais são as cores de esmaltes que tão na moda nesse verão?


    Mtos beijos!

    ResponderExcluir